Cameron Diaz continuará arrancando suspiros por onde passa
Prestes a completar 42 anos, a atriz americana já passou por todas as vertentes do cinema. Em 'Sex Tape: Perdido na Nuvem', comédia que estreia no Brasil no dia 21/08, ela mostra que continua com a mesma saúde e graça de 1994, quando entrou no banco em 'O Máskara' e deixou a plateia babando
É pOrovável que você não saiba, mas Cameron Diaz – assim como charutos e profissionais de medicina capacitados — é um dos grandes presentes de Cuba para o mundo. O pai da atriz,Emilio Diaz, é da Ilha de Fidel.
Sangue latino é um dos muitos motivos do sucesso repentino e prematuro de Diaz em Hollywood: com apenas 21 anos, sem nunca ter atuado na vida, vira o par romântico de Jim Carrey na comédia O Máskara. O filme não só foi um dos maiores sucessos de bilheteria de 1994 como jogou em escala mundial a imagem esguia e perfeita da loira.
Mas não foi a fama via cinema de Diaz que a tirou do anonimato: a atriz já tinha uma sólida carreira de modelo de cinco anos. Aos 17, foi capa da revista (wait for it…) Seventeen. Aos 18, foi estrela de um comercial da Coca-Cola, um daqueles vídeos meio abstratos com muito suor, pele e insinuações sexuais nada sutis:
Aos 18 anos, suor, sacanagem e Coca-Cola
Depois do sucesso estrondoso de O Máskara, Diaz preferiu tomar a rota dos filmes menores,comédias independentes de qualidade variável. A melhor delas, A Última Ceia, tem uma história que lembra embates nas redes sociais levados às últimas consequências: um grupo de estudantes de esquerda convida pessoas de extrema-direita para assassiná-las depois de incitar discussões afiadas durante os jantares. Além de Diaz, o filme ainda tem Ron Perlman (Hellboy) eJason Alexander (o George Constanza de Seinfeld).
Mas logo Cameron Diaz percebeu que seu lugar era mesmo nos filmes de estúdio. Ainda assim, foi cuidadosa com os projetos que escolheu. Trabalhou para o diretor Danny Boyle(Trainspotting) na comédia Por Uma Vida Menos Ordinária e atuou do lado de Julia Roberts emO Casamento do Meu Melhor Amigo. A partir de então, o sucesso mundial da atriz só aumentou — e suas escolhas de trabalho só melhoraram.
Que o diga Quem Vai Ficar Com Mary?, um clássico da comédia dos anos 90 que conferiu respaldo crítico definitivo à loira (ela foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz pelo papel) e deu todo um novo sentido à expressão “gel no cabelo”.
Como acontece quase sempre com atrizes desse porte, depois do sucesso de público e crítica enquanto mulher muito gata, Diaz achou que era a hora certa de ~se enfeiar~ para um papel num filme mais ambicioso. Ela virou coadjuvante de destaque no filme de estreia de Spike Jonze eCharlie Kaufman, Quero Ser John Malkovich, portando um dos cabelos mais horripilantes — num dos filmes mais originais já feitos.
Depois de uma turnê extensa de premiações por cause de Malkovich, Diaz voltou a pegar leve no batente com mais uma série de comédias românticas dispensáveis, até topar com a adaptação deAs Panteras. Ao lado de Lucy Liu e Drew Barrymore, as três deram uma renovada no charme cafona da série dos anos 70: com ritmo de videoclipe, trilha sonora meio indie, meio mainstream e um Bill Murray em estado de graça, o sucesso de As Panteras foi tanto que deu início a todo um novo sub-gênero: adaptação de séries dos anos 70 e 80.
Mais uma vez fugindo do óbvio, Diaz volta a atuar para um diretor renomado. Dessa vez, éCameron Crowe, em Vanilla Sky, lançado em 2001. Mais gata do que nunca, Diaz faz a proverbial namorada doida, responsável pelo acidente que vai desfigurar o personagem de Tom Cruise e disparar o drama do filme.
Diaz só volta a surpreender novamente em 2013, mas sem nunca fugir dos holofotes. Durante esse longo período, ela fez a continuação inferior de As Panteras, foi a princesa Fiona na trilogiaShrek, fez mais comédias leves que iam de excelente (Em Seu Lugar, de 2005) a desastres tacanhos (Jogo de Amor em Las Vegas, de 2008), namorou Justin Timberlake, conheceu um nível inédito de fracasso comercial com O Besouro Verde (2011), e produziu e estrelouProfessora Sem Classe (2011), uma tentativa bem sucedida de voltar ao terreno escatológico deQuem Vai Ficar Com Marry?.
Diaz então topou com O Conselheiro do Crime, um filme estranho, tremendamente original e que sofreu bastante justamente por conta de suas qualidades. Dirigido por Ridley Scott (Alien, Blade Runner), escrito por Cormac McCarthy (o autor de Onde Os Fracos Não Têm Vez), O Conselheiro é um filme que coloca Diaz como protagonista do filme com mais celebridades desdeDoze Homens e Um Segredo: de Brad Pitt a Michael Fassbender, de Diaz a Penélope Cruz.
No filme, Diaz é uma sociopata que manipula um cartel de drogas e assassinos profissionais para tentar colocar as mãos numa fortuna. Monólogos enormes misturados com cenas quase repelentes de violência espantaram a audiência e pegaram os críticos de surpresa.
O Conselheiro é um pico tão alto quanto Malkovich na carreira de Diaz — só que com a vantagem de poder manter sua beleza intacta e ainda fazer sua cena mais bizarra e sexy: uma longa sequência em que ela transa com uma Ferrari – uma cena tão quente que a própria Ferrari divulgou um comunicado para a imprensa, comentando que “estava ciente da presença do carro no filme, uma estrela entre estrelas”.
Fazendo jus ao padrão que colocou para si, depois de um papel desafiador, ela volta para o trabalho fácil em comédias românticas. E cá estamos com Sex Tape: Perdidos na Nuvem, que chega aos cinemas brasileiros no dia 21/08. O filme, que conta ~altas confusões~ do casal formado por Diaz e Jason Segel é uma comédia que é meio como um salário mínimo: só dá para o básico do básico.
Mas vale confiar no histórico da atriz e não deixar de prestar atenção no que ela faz. Cameron Diaz é uma das raras mulheres em Hollywood que está conseguindo o feito raro de se manter em destaque no cinema ao longo de quase três décadas, com trabalhos de respeito ao lado de filmes populares de grana fácil e esforço idem.
- — -
As cenas mais quentes de Cameron DiazSeparamos os momentos mais ~intensos~ da atriz ao longo da carreira
1. Sexo com Ferrari, em O Conselheiro do Crime (2013)
A cena está toda modificada no YouTube, por motivos de direitos autorais. Procure o DVD!
2. Strip-tease em As Panteras Detonando (2003)
3. ~Falsa lésbica~ em Tudo Para Ficar Com Ele (2002):
4. Lavando o carro em Professora Sem Classe (2011):
5. Dança no Coco Bongo em O Máskara (1994):
- — -
Nenhum comentário:
Postar um comentário