15 de agosto de 2014

Woodstock 45 anos: casal símbolo ainda está junto

Em 1969, 45 anos atrás, começava o Woodstock, o festival de música que mudou o mundo. A geração dos hippies se juntou em uma fazenda no estado de Nova York, nos EUA, para ouvir os grandes nomes daquela geração – Joan Baez, Joe Cocker, Jimi Hendrix e Grateful Dead para ficar em alguns poucos – e, mais do que isso, celebrar a paz e o amor.
No meio de tudo isso, um casal foi fotografado, em pé, envoltos em um cobertor. Essa foto, reproduzida na íntegra ali em cima, foi tirada por Burk Uzzle e se tornou o símbolo do festival por estampar a capa do disco que vinha com a trilha de Woodstock. E, mais impressionante, mesmo depois de 45 anos, o casal, Bobbi e Nick Ercoline, seguem casados.
O casal, com a capa do disco (Reprodução Jeffrey Levine)
O casal, com a capa do disco (Reprodução Jeffrey Levine)
Na época, eles eram apenas dois namorados que, depois de ouvir muito nas rádios sobre um festival que aconteceria, não muito longe de onde eles viviam, em Nova York, eles decidiram que “a gente precisava ir”, como contaram em entrevista para o Chron, na época em que o festival completava seus 40 anos.
Eles dirigiram até o lugar e, quando o carro não pode mais avançar, seguiram a pé os últimos três quilômetros e meio e se juntaram às estimadas 500 mil pessoas. Não chegaram a ver o palco e mal ouviram a música. Mas o importante era sentir que estavam fazendo parte daquilo, diz Bobbi:
Woodstock foi um sinal dos tempos. Muitas coisas estavam circulando em nosso mundo naquela época: direitos civis, guerra do Vietnã, direitos das mulheres. Era a nossa geração. Sei que algumas pessoas dizem que Woodstock mudou suas vidas. Mas eu não acho que contribuiu para quem eu sou ou quem Nick é. Acho que nos tornamos as pessoas que teríamos nos tornados de qualquer maneira.
Os dois seguem vivendo em paz e amor (Richard Renaldi)
Os dois seguem vivendo em paz e amor (Richard Renaldi)
Em um vídeo publicado pelo The Gardian, Nick compara o espírito daquele tempo e como está o seu relacionamento hoje:
Naquele tempo, as pessoas não pensavam em amor livre e sexo drogas e rock n’roll, éramos apenas libertários e irresponsáveis. Mas nós estamos juntos por 40 anos e somos verdadeiros um com o outro por todo esse tempo.
“Todo mundo só queria ser feliz. Cantando, dançando, usando drogas, comendo, dormindo”, responde Bobbi, com réplica de Nick: “nem todo mundo estava feliz, por que era um pouco desconfortável, mas a gente estava”.