7 mitos sobre o cérebro que você acredita serem verdadeiros
Só utilizamos 10% do nosso cérebro? As drogas "matam" os neurônios? Temos apenas 5 sentidos? Veja 7 mitos sobre o cérebro que provavelmente você acredita.
O site de divulgação científica AsapScience listou alguns destes mitos para explica-los.
1. Não, um cérebro maior não implica necessariamente uma maior inteligência: muitos animais têm um cérebro proporcionalmente muito maior para o seu corpo do que humano, mas nem por isso são mais inteligentes.
2. O álcool não "mata" os neurônios: Estudos têm mostrado que ele os danifica e causa problemas de comunicação entre os neurônios, mas não os destrói fisicamente.
3. As drogas também não eliminam os neurônios, embora possa alterar permanentemente o funcionamento cerebral.
4. Não temos 100 bilhões de neurônios, mas 86 bilhões. Esta é considerada a cifra mais precisa sobre o número médio de neurônios no cérebro humano adulto.
5. Podemos usar mais de 10% do nosso cérebro. É outra das cifras que se espalharam como certa, mas não é. Foi demonstrado que podemos usar todo o cérebro, mas não todas as partes ao mesmo tempo ou da mesma forma. Depende da atividade que estamos fazendo. (OBS: Podemos usar sim mais de 10% do nosso cérebro, porém não necessariamente ao mesmo tempo para desenvolver a mesma atividade).
6. Tampouco usamos um hemisfério mais do que o outro: É verdade que algumas atividades se desenvolvem no lado esquerdo do cérebro (tal como a fala) e outras no lado direito (como a interpretação de emoções), mas vários estudos têm demonstrado que não existe dominância no uso de um hemisfério sobre o outro.
7. Tecnicamente, temos mais de 5 sentidos. O cérebro é responsável por sentidos que não são catalogados como um dos cinco que nós conhecemos. Estes são, por exemplo, a nocicepção, o processo pelo qual sentimos dor, ou a propriocepção, o sentido que informa a posição dos nossos músculos e corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário